Cachoeiras de Ilhabela

Contam os caiçaras que a Ilha possui mais de 360 cachoeiras. Porém eles consideram qualquer queda d'água, quando na verdade as verdadeiras cachoeiras somam em torno de 30. Algumas são inacessíveis.

Cachoeira da Toca
A mais famosa de Ilhabela fica na estrada para Castelhanos. Repleta de borrachudos, possui até um tanque de óleo para que as pessoas possam passar na pele como repelente. Tem um escorregador natural de pedra que faz a alegria de quem a frequenta.

Cachoeira dos Três Tombos
Localizada na Praia da Feiticeira com o caminho inteiramente asfaltado, onde se chega de carro até bem próximo à primeira cachoeira. Segue-se a pé por uma "picada", passando pelas três quedas d'água, surgindo daí o seu nome.

Cachoeira do Gato
Fica ao lado direito da Baía de Castelhanos, com 50 m de altura. De águas transparentes, límpidas, forma uma piscina natural. É necessário um guia, uma vez que durante 40 minutos a trilha é percorrida mata adentro. Beleza ímpar, que vale o esforço.

Cachoeira da Lage
Chega-se de carro até o local de estacionamento em Sepituba, no extremo sul da Ilha; após uma caminhada de 40 minutos por trilha em direção à praia do
Bonete, chega-se à Cachoeira da Lage. O curso do rio forma quedas, tobogãs
e lindas piscinas naturais.