Trilhas em Ilhabela

Pico do Baepi: (altitude: 1025 m)
Baepi em tupi significa "morro careca", devido à falta de vegetação da pedra do topo. Esta trilha exige grande preparo físico e a companhia de um guia, pois são 5 horas até o topo. Geralmente é feita em noites de lua cheia para se poder pernoitar na montanha. O acesso é feito a partir de Itaquanduba ou pelo Engenho D'Água.

Água Branca:
Possui 2145 m de extensão e é uma das mais sinalizadas, com vários pontos para piqueniques e identificação de várias espécies de árvores. Há também muitas piscinas, poços naturais e cachoeiras que refrescam a caminhada. Trilha fácil, que pode ser vencida entre 40 minutos e 1 hora. O acesso é feito pela estrada de Castelhanos, na altura do km 7.

Laje:
É localizada no estremo sul da estrada principal (Sepetiba). Através de trilhas íngrimes e sinuosas, caminha-se durante 40 minutos em direção à Praia do Bonete. Chega-se então à Cachoeira da Laje, onde se pode desfrutar de quedas d'água, tobogãs e lindas piscinas naturais.

Bonete:
É uma trilha bastante acidentada, que atravessa três cachoeiras. Recomenda-se ir somente com tempo seco, pois o barro que se forma quando chove torna alguns trechos ainda mais escorregadios. Chegando ao Bonete, pode-se pernoitar em casas de pescadores, acampar, ou retornar de canoa com o "boneteiro".

Muitos jipeiros e motoqueiros percorrem essa trilha, fazendo rally e motocross.

Apesar de todas as dificuldades, o visual é deslumbrante. Vale a pena conhecer.